EducaçÃo Infantil

EducaçÃo Infantil

Maternal Pitanguinhas

Duas professoras acolhem amorosamente 14 crianças, entre 18 meses e 3 anos e meio de idade, no horário das 13:15h às 17:30h.

Jardim de Infância


Na Mae Terra temos três turmas de jardim, onde acolhemos crianças com 3 anos e meio até sua saída para o ensino fundamental. Nosso Jardim dos Morangos é pela manhã, das 7:45h às 12:00h.

Os Jardins das Jabuticabas e Amoras são no período da tarde, das 13:15 às 17:30h.

Todos os três jardins têm duas professoras em cada turma e acolhem 17 crianças. O material pedagógico e o lanche estão inclusos na mensalidade e são fornecidos pela escola para todas as turmas.

Integral

Nosso período integral tem um horário flexível com três possibilidades de chegada para as crianças:

Às 8:00h, 9:30h e 11:00h (somente para o almoço)

Saídas às 17:30h, 17:45h ou 18:00h

No integral as crianças têm dois lanche e almoço inclusos.

Nosso Espaço

Nosso espaço externo: Bosque com 1.100 m2 de área verde

Balanços, escorregador, caixa de areia e uma bela horta.

Nosso espaço interno: 330m2 de área construída

Maternal

Nosso maternal Pitanguinhas acolhe até 12 crianças de 18 meses a 3 anos e meio de idade, proporcionando um ambiente acolhedor e estimulante para os pequenos. A rotina diária é conduzida amorosamente por uma professora regente e uma professora assistente, que auxiliam as crianças em suas práticas rotineiras, como vestir e tirar roupas e calçados, higiene pessoal e alimentação, Sempre incentivando a autonomia das crianças, promovendo confiança e independência desde cedo.

Uma vez por semana, as crianças participam da atividade de amassar o pão, que faz parte do lanche, e o aroma delicioso se espalha por toda a escola. Além disso, elas cuidam do jardim e da horta, aprendendo sobre o ciclo de vida das plantas e a importância do cuidado com a natureza. Essas atividades manuais e de jardinagem não só desenvolvem habilidades motoras e cognitivas, mas também promovem uma conexão profunda com a terra e seus ciclos.


Maternal

Nosso maternal Pitanguinhas acolhe até 12 crianças de 18 meses a 3 anos e meio de idade, proporcionando um ambiente acolhedor e estimulante para os pequenos. A rotina diária é conduzida amorosamente por uma professora regente e uma professora assistente, que auxiliam as crianças em suas práticas rotineiras, como vestir e tirar roupas e calçados, higiene pessoal e alimentação, Sempre incentivando a autonomia das crianças, promovendo confiança e independência desde cedo.

Uma vez por semana, as crianças participam da atividade de amassar o pão, que faz parte do lanche, e o aroma delicioso se espalha por toda a escola. Além disso, elas cuidam do jardim e da horta, aprendendo sobre o ciclo de vida das plantas e a importância do cuidado com a natureza. Essas atividades manuais e de jardinagem não só desenvolvem habilidades motoras e cognitivas, mas também promovem uma conexão profunda com a terra e seus ciclos.


No Pitanguinhas, o brincar livre é valorizado tanto dentro da sala quanto no nosso quintal, com árvores frondosas e sombras encantadoras. Esse contato direto com a natureza permite que as crianças explorem, corram livremente, balancem ao vento e façam bolinhos de lama, vivenciando a liberdade e a criatividade de forma plena.

As professoras atuam como tutoras, apoiando as crianças em seus desafios e conquistas nos âmbitos sociais, emocionais e físicos. Em um ambiente seguro e amoroso, a tarde transcorre suavemente, permeada por canções e histórias que proporcionam momentos de grandes descobertas e vivências marcantes. Essas experiências ajudam as crianças a construir vínculos e relações significativas que terão um impacto positivo por toda a vida.

O maternal Pitanguinhas é mais do que um espaço de cuidado; é um lugar onde as crianças são acolhidas em sua individualidade, aprendem a respeitar o outro e a natureza, e têm a oportunidade de crescer e se desenvolver de forma integral e harmoniosa.

Jardim de Infância

Em torno dos três anos e meio de idade, as crianças do nosso maternal Pitanguinhas são conduzidas ao nosso jardim de infância, onde permanecerão até a transição para o ensino fundamental. Nesse estágio, elas já possuem maior independência física e motora, além de uma percepção mais aguçada de sua individualidade.

O ambiente do jardim de infância, assim como no maternal, é estruturado para lembrar uma casa, proporcionando um espaço familiar e acolhedor. No entanto, agora, as crianças são envolvidas em atividades mais estruturadas, ainda que com muito tempo destinado ao brincar livre, fundamental para o seu desenvolvimento integral.

O ambiente enriquecedor e diversificado é composto por crianças de diferentes idades, o que promove uma dinâmica social vibrante. As crianças mais novas são frequentemente ajudadas pelas mais velhas, que, por sua vez, se alegram e se admiram pelas conquistas dos mais novos. Essa interação constante fomenta a empatia, a cooperação e a responsabilidade.



Jardim de Infância

Em torno dos três anos e meio de idade, as crianças do nosso maternal Pitanguinhas são conduzidas ao nosso jardim de infância, onde permanecerão até a transição para o ensino fundamental. Nesse estágio, elas já possuem maior independência física e motora, além de uma percepção mais aguçada de sua individualidade.

O ambiente do jardim de infância, assim como no maternal, é estruturado para lembrar uma casa, proporcionando um espaço familiar e acolhedor. No entanto, agora, as crianças são envolvidas em atividades mais estruturadas, ainda que com muito tempo destinado ao brincar livre, fundamental para o seu desenvolvimento integral.

O ambiente enriquecedor e diversificado é composto por crianças de diferentes idades, o que promove uma dinâmica social vibrante. As crianças mais novas são frequentemente ajudadas pelas mais velhas, que, por sua vez, se alegram e se admiram pelas conquistas dos mais novos. Essa interação constante fomenta a empatia, a cooperação e a responsabilidade.



No jardim de infância, as crianças são introduzidas à música através do aprendizado de um instrumento específico, o Kantele, um instrumento pentatônico de origem finlandesa, explorando ritmos e melodias que estimulam a criatividade e a coordenação motora. Atividades como aquarelar, desenhar e realizar diversos trabalhos manuais são partes integrais do currículo, desenvolvendo habilidades motoras finas e expressividade artística.

Elas também participam ativamente do cuidado e organização do espaço da sala, aprendendo sobre responsabilidade e trabalho em equipe. As histórias diárias promovem a imaginação, a linguagem e a estruturação da memória, enquanto as brincadeiras livres permitem que elas explorem e compreendam o mundo ao seu redor de maneira lúdica.

Além disso, as crianças colaboram na preparação do próprio lanche, uma atividade significativa que reforça habilidades práticas e promove uma alimentação saudável. Esses momentos de cuidado e preparação são oportunidades valiosas para o aprendizado de habilidades motoras, sociais e de linguagem.

A imitação é uma força poderosa para o aprendizado nesta idade. As crianças observam e reproduzem as ações e atitudes dos adultos ao seu redor. Por isso, o professor desempenha um papel crucial, sendo um modelo digno de ser imitado, demonstrando comportamentos e atitudes que as crianças levarão para a vida.

Esse ambiente cuidadosamente estruturado e amoroso proporciona às crianças as bases para um desenvolvimento equilibrado e saudável, preparando-as para os desafios e aprendizagens futuras de maneira holística e integrada.

No jardim de infância, as crianças são introduzidas à música através do aprendizado de um instrumento específico, o Kantele, um instrumento pentatônico de origem finlandesa, explorando ritmos e melodias que estimulam a criatividade e a coordenação motora. Atividades como aquarelar, desenhar e realizar diversos trabalhos manuais são partes integrais do currículo, desenvolvendo habilidades motoras finas e expressividade artística.

Elas também participam ativamente do cuidado e organização do espaço da sala, aprendendo sobre responsabilidade e trabalho em equipe. As histórias diárias promovem a imaginação, a linguagem e a estruturação da memória, enquanto as brincadeiras livres permitem que elas explorem e compreendam o mundo ao seu redor de maneira lúdica.

Além disso, as crianças colaboram na preparação do próprio lanche, uma atividade significativa que reforça habilidades práticas e promove uma alimentação saudável. Esses momentos de cuidado e preparação são oportunidades valiosas para o aprendizado de habilidades motoras, sociais e de linguagem.

A imitação é uma força poderosa para o aprendizado nesta idade. As crianças observam e reproduzem as ações e atitudes dos adultos ao seu redor. Por isso, o professor desempenha um papel crucial, sendo um modelo digno de ser imitado, demonstrando comportamentos e atitudes que as crianças levarão para a vida.

Esse ambiente cuidadosamente estruturado e amoroso proporciona às crianças as bases para um desenvolvimento equilibrado e saudável, preparando-as para os desafios e aprendizagens futuras de maneira holística e integrada.

Após a brincadeira, as crianças realizam a higiene pessoal e se preparam para o almoço, que é servido às 12h. O almoço é um momento importante de socialização e nutrição, onde as crianças aprendem sobre alimentação saudável e bons hábitos à mesa. Após o almoço, elas escovam os dentes e se dirigem para a hora do descanso, um momento tranquilo que ajuda a reenergizar e preparar as crianças para as atividades da tarde.

Por volta das 13h15, cada criança é encaminhada para sua respectiva turma, onde iniciam o período regular da escola. Esse fluxo suave e estruturado garante que as crianças estejam bem cuidadas e prontas para aproveitar ao máximo o dia na escola.

Nossa abordagem no período integral é baseada em princípios que valorizam o bem-estar integral das crianças, combinando cuidados com alimentação, atividades físicas e descanso, tudo dentro de um ambiente acolhedor e respeitoso. Isso permite que as crianças se desenvolvam de maneira equilibrada e saudável, atendendo às necessidades das famílias da nossa comunidade.

Após a brincadeira, as crianças realizam a higiene pessoal e se preparam para o almoço, que é servido às 12h. O almoço é um momento importante de socialização e nutrição, onde as crianças aprendem sobre alimentação saudável e bons hábitos à mesa. Após o almoço, elas escovam os dentes e se dirigem para a hora do descanso, um momento tranquilo que ajuda a reenergizar e preparar as crianças para as atividades da tarde.

Por volta das 13h15, cada criança é encaminhada para sua respectiva turma, onde iniciam o período regular da escola. Esse fluxo suave e estruturado garante que as crianças estejam bem cuidadas e prontas para aproveitar ao máximo o dia na escola.

Nossa abordagem no período integral é baseada em princípios que valorizam o bem-estar integral das crianças, combinando cuidados com alimentação, atividades físicas e descanso, tudo dentro de um ambiente acolhedor e respeitoso. Isso permite que as crianças se desenvolvam de maneira equilibrada e saudável, atendendo às necessidades das famílias da nossa comunidade.

Período Integral

Nosso período integral nasceu da necessidade das famílias da nossa comunidade por um horário estendido que acolhesse as crianças de forma segura e enriquecedora. Para atender essa demanda, oferecemos uma entrada flexível, permitindo que os pais escolham entre quatro horários de entrada: às 8h, 9h30, 11h. A saída das crianças ocorre de forma igualmente flexível, entre 17h30 e 18h.

A rotina do integral é pensada para proporcionar um ambiente acolhedor e estruturado, mantendo a suavidade e o ritmo que são característicos da nossa abordagem pedagógica. As crianças são recebidas em um espaço onde podem brincar livremente dentro de sala, promovendo um início de dia tranquilo e agradável.

Por volta das 10h, oferecemos um pequeno lanche leve, composto por frutas frescas, para garantir que as crianças estejam bem alimentadas para as atividades seguintes. Em seguida, elas se dirigem ao nosso quintal, onde têm a oportunidade de brincar ao ar livre até às 11h45. Este tempo de brincadeira ao ar livre é essencial para o desenvolvimento físico e emocional das crianças, além de promover um vínculo saudável com a natureza.


Período Integral

Nosso período integral nasceu da necessidade das famílias da nossa comunidade por um horário estendido que acolhesse as crianças de forma segura e enriquecedora. Para atender essa demanda, oferecemos uma entrada flexível, permitindo que os pais escolham entre quatro horários de entrada: às 8h, 9h30, 11h. A saída das crianças ocorre de forma igualmente flexível, entre 17h30 e 18h.

A rotina do integral é pensada para proporcionar um ambiente acolhedor e estruturado, mantendo a suavidade e o ritmo que são característicos da nossa abordagem pedagógica. As crianças são recebidas em um espaço onde podem brincar livremente dentro de sala, promovendo um início de dia tranquilo e agradável.

Por volta das 10h, oferecemos um pequeno lanche leve, composto por frutas frescas, para garantir que as crianças estejam bem alimentadas para as atividades seguintes. Em seguida, elas se dirigem ao nosso quintal, onde têm a oportunidade de brincar ao ar livre até às 11h45. Este tempo de brincadeira ao ar livre é essencial para o desenvolvimento físico e emocional das crianças, além de promover um vínculo saudável com a natureza.


©2024 Mãe Terra Escola Waldorf

Educação Infantil

©2024 Mãe Terra Escola Waldorf

Educação Infantil

©2024 Mãe Terra Escola Waldorf de Educação Infantil